Como montar sua Tábua de Frios

Como montar sua Tábua de Frios

Os segredos da tábua de frios perfeita

Se você planeja receber alguns amigos ou a família em sua casa, sabe que a comida é importante para causar uma boa impressão. E nada melhor do que, antes de servir o prato principal, ter à disposição uma tábua de frios para que os convidados possam degustar. 

Montar uma tábua de frios não é difícil. Basta ter à disposição alguns ingredientes e cortá-los de forma que os convidados possam pegar sem muita dificuldade. A dificuldade está na harmonização dos ingredientes.

O que deve estar em sua tábua de frios

Uma tábua de frios perfeita deve ter variedade. E, claro, deve estar combinando com os vinhos servidos no local. Para não cometer nenhum erro, basta seguir as dicas que vamos apresentar. 

Começando pela alma do prato: queijos. Não dá para pensar numa tábua de frios sem eles. Separe os queijos pela sua consistência, por exemplo o brie e o parmesão. Além disso, procure posicionar os queijos com menos sabor próximo dos condimentos com sabor forte, como salames e frutas. 

Aproveitando, a tábua para ser completa deve conter algumas carnes. Embutidos, como salames e presuntos crus são uma boa pedida, mas você também pode adicionar algumas carnes curadas, estilo pastrami. Pães e seus acompanhamentos são uma boa pedida também. 

Para acompanhar os pães é interessante ter algumas variedades de patês. Além disso, também é interessante trabalhar com geleias. Em realidade, as geleias são uma excelente escolha por também combinarem com os queijos. 

Qual bebida servir junto com a tábua de frios?

A resposta é muito fácil: vinho. Porém resta a questão de qual o melhor vinho para servir e essa resposta já é um pouco mais complexa de ser respondida. 

Isso vai variar de acordo com os ingredientes que você usou para fazer a sua tábua. Por exemplo, se você utilizou queijos azuis (com gosto de presença forte), vale mais a pena acompanhar com um vinho adocicado forte, como o vinho do Porto. 

Porém, de uma maneira geral, é interessante começar com um vinho tinto, como o cabernet sauvignon. Eles costumam combinar bem com a maioria dos ingredientes da tábua de frios, de modo que a harmonização costuma dar certo.

Se você quer saber mais sobre frios, e quer conhecer um empório gastronômico de alta qualidade em Novo Hamburgo, RS, basta acompanhar o nosso site e loja virtual em www.pancetta.com.br