Harmonizando Vinhos e Queijos

Harmonizando Vinhos e Queijos

Como acertar na harmonização de queijos e vinhos

Nada mais elegante do que organizar uma reunião com amigos ou familiares para uma noite de queijos e vinhos. Há muitos detalhes na preparação da noite, a harmonização entre as bebidas e queijos é essencial. 

A harmonização entre o que será oferecido exige cuidados para uma melhor experiência. Existe uma variedade enorme de queijos e uma variedade igualmente considerável de vinhos. Como combiná-los de forma adequada? 

Pois então, primeiro é necessário observar as características do queijo. Ele será a base da alimentação, uma vez que possui sabor marcante. Vamos analisar os queijos mais utilizados e apresentar opções de vinhos que combinam com eles. 

Queijo Gorgonzola

O queijo gorgonzola é o mais famoso dos queijos classificados como azuis. Os queijos deste tipo possuem, no geral, um sabor muito forte e marcante, o que demanda cuidado na harmonização, para evitar que o sabor do vinho fique relegado a segundo plano. 

O segredo, portanto, é combinar com vinhos com um sabor mais adocicado, preferencialmente com um aroma mais intenso. Uma boa opção é o vinho do Porto. O doce deste vinho combina muito bem com o salgado do queijo. 

Queijo Prato

Sim, é possível fazer uma degustação de qualidade utilizando o queijo prato. Entretanto, o queijo que normalmente encontramos no supermercado não possui um gosto muito marcante. O ideal é encontrar a versão artesanal do queijo, para conseguir sentir suas minúcias.